A house is not a home


Casa é bem diferente de lar. A casa tem paredes - o lar abraça. A casa tem teto e fechaduras - o lar protege. A casa tem portas - o lar acolhe. A casa delimita um espaço no universo - o lar é um local sagrado. A casa tem água e luz - o lar é aconchego. A casa é um lugar - o lar, um estado de espírito.
Casa tem fio, disjuntor, fusível e tomada. Lar tem meia luz, música de fundo e tv para reunir. Casa tem tijolo, argamassa, tinta, prego, parafuso e bucha. Lar tem quadros significativos, enfeites e fotos da família. Casa tem butijão de gás. Lar tem comidinha caseira saindo na hora, bolo assando no forno e pudim na geladeira. Casa tem chão e piso. Lar tem tapetes e uma sensação de pisar em lugar seguro. Casa tem móveis, coisas, prateleiras e dispensas. Lar tem pessoas, risadas na cozinha, barulho de secador no banheiro, conversas tarde da noite na varanda.
Geralmente somos nós mulheres que cuidamos de transformar nossa casa num lar. Somos nós que compramos a plantinha, que revelamos a foto para o porta-retratos, que pensamos nas almofadinhas, que trocamos a água das flores, que fazemos compra de mercado pensando no que cada um gostaria de encontrar na geladeira, que enrolamos o brigadeiro para o filho levar no lanche comunitário, que acendemos as velas para aquele jantarzinho especial, e que afofamos os travesseiros para tudo ficar aconchegante. Amo essa coisa de dar vida a um lugar.

Comentários

  1. Que lindo!
    Ainda estou construindo meu lar e, amando esse processo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É tão boa essa fase de montar o lar e descobrir as rotinas do casal...! Aproveite muito!! beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou simplesmente um "alô"!

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa

Como fingir que você entende de vinho