O mistério de The Bachelor

.
Alguém já assistiu The Bachelor? É um reality show da rede de tv americana abc, no qual há um solteiro (que, teoricamente, é um ótimo partido) que é disputado por 25 solteiras. O programa mostra encontros do solteiro com as moças, às vezes a dois e outras vezes em grupo, e ao fim de cada episódio acontece a temida cerimônia da escolha, na qual o rapaz oferece rosas às garotas que ele gostaria que permanecessem no programa. Garotas estas que vão sendo eliminadas até restar a última, a quem ele pedirá em casamento. Também existe a versão feminina, chamada The Bachelorette, onde é uma mulher quem tem a oportunidade de eleger seu preferido entre 25 solteiros cobiçados.

É um programa ótimo para se analisar o comportamento humano quando se trata de competição, dúvidas, escolhas e formação (instantânea) de laços. Além disso, você ainda pode se deliciar com as beldades que por lá passam e com algumas besteiras que fazem e falam, numa mistura de novela mexicana com literatura fantasiosa. Onde mais encontramos tudo isso? Acho divertido!

Mas desde a primeira temporada (a versão masculina já chegou à 13ª; a feminina, à 6ª) um fato vem me intrigando: nenhum dos casais que lá se formaram continuaram juntos. Com uma única exceção, todos os outros belos pares se separaram, se não alguns meses depois do fim do programa, algumas vezes antes mesmo que o episódio final fosse ao ar.

Considerando que o normal é namorar uma pessoa só por vez, não seria de se esperar que quando se tem a chance de namorar 25 (selecionadas!) ao mesmo tempo, a chance de se fazer uma boa escolha fosse aumentar? E o que dizer de todos os cenários maravilhosos, viagens românticas e encontros inesquecíveis que o programa proporciona aos participantes? Não seria de se esperar que todos aqueles jantares caros, carros luxuosos e roupas incríveis ajudassem a aumentar o vínculo do casal em seus primeiros estágios?

Eu mesma respondo as duas perguntas: é óbvio que não!

E vamos por partes:

Por que uma criança que tem brinquedos demais corre mais risco de ficar entediada do que a que só tem um? Porque a indecisão sobre com o que brincar acaba ocupando mais seu tempo livre do que a própria brincadeira.

É bom ter escolhas. Entretanto, quem tem demais não vai a fundo em nada. É claro que não é possível conhecer direito 25 mulheres em poucos encontros, muito menos conhecer para casar.

O outro problema é justamente o exesso de cenários deslumbrantes. Primeiro que com tantos momentos fabricados, os participantes perdem a chance de saber como aquela pessoa seria no dia-a-dia, lidando com problemas e situações reais. Segundo que depois de passar uma semana na Espanha, outra no Tahiti e a próxima no Havaí, quem é que vai se contentar com Beaumont, Texas? Pois é, nem eu.

Acrescente a isso o fato de que o programa seleciona pessoas vindas de todos os cantos do país e que durante os encontros eu, que sou uma telespectadora assídua, nunca vi ninguém conversar sobre quem mudaria para a cidade de quem, quem pagaria qual conta ou quem sacrificaria a carreira.

Quer dizer, se alguém colocasse uma venda nos olhos e fosse pro meio da rua escolher alguém para se casar a chance de dar certo seria maior, já que aquela pessoa passando ali provavelmente moraria perto.

Logo, não é de se estranhar que os casais formados nos divertidos The Bachelor e The Bachelorette não vão para frente. O que é sim, bem estranho, é ver o primeiro casal formado no Bachelorette que, passados oito anos, continuam não só juntos mas também casados na igreja, com dois filhos, ela ainda magra e ele ainda malhado. Desconfio que são atores contratados pela abc para mostrar ao mundo que deu certo sim para alguém, e logo o programa não é de todo perda de tempo. Risos.

A última reflexão que faço é: por que mesmo sabendo que a coisa é de mentira, fabricada e sem chance de dar certo, eu continuo assistindo e adorando?

Porque mulher adora acreditar em contos de fadas, mesmo sabendo que não existem.
.

Comentários

  1. Nossa amiga!
    Adorei!
    Eh isso mesmo, adoramos um conto de fadas. Se bem que o programa nao se parece muito com isso, devido a terrivel concorrencia, jah que nos contos de fadas tudo sempre eh muito perfeito... enfim...
    Muito boas as suas observacoes!
    Saudade
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que bom saber que minha amiga Chonskiana gostou do texto! É um super elogio!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Vc não vale nada!
    beijosssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Estou assistindo a reprise do 'The Bachelor' em 2013. Amei o seu texto, concordo com você em tudo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Julia! Que bom saber que você gostou do meu texto! Eu continuo acompanhando as temporadas de The Bachelor até hoje - e continuo ficando levemente chocada cada vez que ouço que mais um casal se separou... risos.

      Excluir
  5. Quais casais se casaram ,vc sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hj, cinco deles se casaram ou estão de casamento marcado. Dois do The Bachelor: Jason Mesnick, do 13, casou e tem um filho com a segunda colocada, Molly. E o último, da edição 17, de 2013, Sean Lowe, casa-se em janeiro com sua escolhida, Catherine Giudice, com transmissão ao vivo pela ABC.

      No The Bachelorette, duas casaram-se com seus escolhidos. A primeira, Trista casou-se e tem dois filhos, e mais recentemente a bachelorette Ashley Herbert também casou-se com seu escolhido BJ. A última bachelorette, Desirée, casa-se ano que vem com seu também escolhido, Ben.

      Vários casais ali formados, apesar de não se casarem, viverem anos juntos até se separarem.

      Não é exatamente "uma farsa".

      Excluir
  6. E até brasileiro teve relacionamento ali. O brasileiro Ian McKee, filho de americano nascido e crescido em São Paulo até os 16 anos, foi escolhido pela bachelorette Meredith Phillips (edição 2 de 2004) e os dois viveram juntos dois anos até se separarem.

    Isso tbém acontece muito com quem se casa fora da tv, não?

    ResponderExcluir
  7. OI, GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ SABE ME DIZER SE A ALI E O ROBERTO DE THE BACHELORETTE CONTINUAM JUNTOS? ASSISTE ESSE ANO DE 2014 E FIQUEI CURIOSA, OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A Ali e o Roberto ficaram juntos por vários meses (acho que chegaram a morar juntos) mas depois de um tempo se separaram. Hoje a Ali está trabalhando numa grande rede da TV americana como apresentadora e já fez pontas em alguns filmes de Hollywood.

      Excluir
  8. Eu também gosto de acompanhar The Bachelor/Bachelorette sempre. Acabo de saber da triste notícia do suicídio da Gia Allemand, que participou da temporada do Jake, aviador. Ele tinha optado pela Vienna, e logo depois se separaram por absoluta incompatibilidade. Pelo que fiquei sabendo, Gia Allemand, de 29 anos, tão bonita, estava sob efeito de depressão muito forte. Preferiu se matar ! Pergunto-me : será que o fato de ela não ter sido a escolhida teria desencadeado isso? Ou iniciado?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou simplesmente um "alô"!

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa

Como fingir que você entende de vinho