Como proceder em caso de tornados


Nessa última segunda à noite, estava vendo tv no sofá com meu marido no que era uma noite calma em casa, quando de repente a programação é interrompida. Surge uma tela cinza muito esquisita (com cara de coisa antiga, como uma tela de Atari por exemplo) e uma voz começa a dizer: "Atenção! Alerta para possível formação de tornado."


O quê? - penso. Pra mim esse negócio de tornados era coisa que só acontecia lá nos Estados Unidos...


Pois e é mesmo.



Para minha sorte, o alerta só fazia parte de mais um dos mil alertas que eles disparam por serem extra-cuidadosos. O que estava acontecendo era uma tempestade forte típica do verão daqui, e como as condições poderiam talvez-quem-sabe-com-algum-azar piorar e um tornado poderia vir a se formar, eles avisam logo. Mas nunca houve tornados devastadores nesta área onde estamos, que se tem notícia. Ah, também tem essa. Quase 70% dos tornados que se formam não são devastadores.



Mas que ouvir uma notícia dessas na televisão assusta, isso com certeza.



Por isso hoje fui em busca de todo o tipo de informação de como se proteger, caso um tornado esteja se aproximando. Espero nunca ter que usar esse tipo de conhecimento, mas ontem me senti tão perdida vendo que não tinha a mínima ideia do que fazer numa situação dessas, que vão as dicas:


  • Desça para um abrigo subterrâneo, se existir algum perto de você.

  • Caso não haja abrigos, vá para dentro da banheira (ou lugares por onde passam canos).

  • Caso esteja num andar alto, desça para o térreo, enrole-se num cobertor e procure uma escada para ficar embaixo.

  • E aí abra uma garrafa de vinho. (conselho do administrador aqui do condomínio)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa

Como fingir que você entende de vinho