Seria este o sentido da vida?

(Texto escrito em 2011, encontrado como rascunho nos arquivos do blog. Hoje eu tenho uma visão diferente, e uma outra resposta para "qual é o sentido da vida?". Mas gostei do texto.)



Você nasce. Imediatamente cai num contexto já formado. Pai, mãe, talvez alguns irmãos. Talvez caia numa família esquisita, talvez numa família bacana. Talvez não dê muito valor a tudo o que você tem, porque pra você aquilo tudo sempre esteve ali.


Então você vai crescendo. Formando sua personalidade própria, ainda que emprestando traços. Começa a divergir em opiniões. Vem um conflito ou outro. Você decide que precisa de mais liberdade, de mais espaço, enfim, de viver sua própria vida.


Então sai de casa. Pode ser para morar sozinho, pode ser para morar com alguém. Abraça esse mundão de Deus. E então vê que aquelas pessoas, aquela coisa toda de ter uma família, faz falta. Então você decide formar sua própria família.


Tem um filho. Outro. Talvez até o terceiro. E então sua vida passa a girar em torno deles. Você cuida, amamenta, alimenta, leva na escola, busca, compra roupas, ensina, corrige, dá carinho, dá broncas. E assim como aconteceu com você, eles vão crescendo. E um belo dia, repetem o que você um dia fez e saem de casa.


Mais uma vez um vazio. Dessa vez diferente. Talvez seja mais profundo, afinal quem foi embora foi alguém que você gerou, que você criou, que você escolheu ter. Talvez seja menos sofrido, afinal você já está em outra fase da vida. Mais estruturado, mais sábio, mais sereno.


Ainda assim, você vai sentir falta desses filhos. E então vai continuar os acompanhando a distância, aguardando... os netos.


E essa é a história da maioria da população. A vida então é o quê? Você nasce, depois cresce, quer cuidar da sua própria vida, depois gerar algumas outras vidas, depois fica atrás dessas vidas que você gerou...


A resposta está fácil agora. Qual é o sentindo da vida? A própria vida.


Qual é o impulso mais básico de tudo que vive? Continuar vivo.


O dinheiro é pra manter a vida. O sexo é pra gerar mais vida. E a religião é pra nos dizer que depois dessa, tem outra vida. Ou senão viveríamos todos paralisados pelo medo. Como dizer a seres pulsantes e sedentos pela vida que a única certeza deles é sua morte?


A vida é o sentido da vida. Ficar vivo. Permanecer vivo. Continuar vivo por mais um tempo.


Por isso o suicídio choca tanto. É como se o sujeito tivesse fracassado justo naquela única coisa que ele veio fazer aqui.


Tudo que é vivo quer continuar assim. Veja os animais, os insetos e até as formas mais básicas de vida como vírus e bactérias.


Isso explica também o vazio que quem "já está com a vida ganha" sente....

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa

Como fingir que você entende de vinho