Tem uma coisa que eu sempre penso. (Aliás, tem várias que eu sempre penso, mas algumas é melhor não escrever, ha ha). Estava falando da simplicidade com que eu, você, todo mundo costuma resumir a vida alheia. Quem é ela? Ela? É a fulana de tal. É arquiteta, casada, tem dois filhos, mora no lago.

 A descrição não dá uma linha completa. Mas por trás de cada palavrinha nessa sentença, quanta história.

 É arquiteta. Ou seja, coloque aí uns bons cinco anos de universidade, talvez mais um de cursinho pré-vestibular. E uma vida sendo boa aluna no colégio, que não é qualquer um que passa pra arquitetura. Aí coloque depois a luta para conseguir algum estágio num bom escritório e depois a batalha para conseguir abrir o próprio, conseguir os clientes, dar conta dos projetos etc etc.

É casada. Nossa. Por onde começar? Que tal por aquela paixão inconfessa e platônica da adolescência que quase fez com que ela desistisse do amor? Ou pelos namoros que "não vingaram" e desilusões amorosas que ela enfrentou e teve que enfrentar para conseguir seguir em frente e ser capaz de conhecer alguém e ter com ele um relacionamento estável? E quanto aos desafios diários para se manter um casamento saudável...?

 Tem dois filhos. Fazer essa conta é fácil mas de fácil não teve nada o processo para engravidar, e a gravidez em si. O medo de nunca vir a ser mãe, e talvez sendo, de não conseguir ser uma boa mãe. E quando as crianças finalmente chegaram? Os meses de caos e insegurança. As noites sem dormir. O cansaço. E as alegrias também, que superam as dificuldades, tanto que ela gostou tanto de ser mãe que decidiu ter o segundo...

Mora no lago. A casa bonita e bem decorada está lá para todo mundo ver. Diferente dos anos que ela passou trabalhando e poupando. Os anos que ainda vai passar pagando o financiamento. O tanto que ela procurou aquela casa, as conversas intermináveis com o marido para chegarem a um consenso quanto ao local, preço, decoração... A dúvida que ela ficou entre investir o dinheiro na casa ou morar num apartamento menor e ter outro estilo de vida. Etc etc etc 

É tão fácil resumir a vida alheia. E tão complexo construir a nossa. 

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa

Como fingir que você entende de vinho