Meu Brasil brasileiro


Daqui a pouco nosso país vai parar para assistir ao primeiro jogo do Brasil nesta Copa do Mundo. Não sou daquelas que normalmente gosta de futebol. Não tenho um time do coração e até hoje não entendi direito o que é impedimento. Mas durante as copas, gosto de ver os jogos, visto camiseta verde e amarela e torço de coração pelo meu país.

Tem gente que diz que não vai torcer pelo Brasil já que o país anda de mal a pior. E eu digo: é justamente nessa hora que a gente tem que virar torcedor.

Que tem muita coisa errada no país precisando ser mudada, isso todos sabemos. Que o Brasil ainda precisa comer muito feijão com arroz pra chegar perto das nações desenvolvidas também é óbvio. Mas é justamente por isso é que precisamos torcer pelo país. Não só na Copa mas sempre. Como vamos chegar a algum lugar sem um povo que torça profundamente pelo seu país? Eu torço.

Outra coisa: a melhor parte da Copa pra mim não são os jogos em si, mas o sentimento comum que nos une. Palavra de quem já passou longos períodos fora do país: somos muito mais brasileiros do que imaginamos. Quando se está em terras estrangeiras, onde absolutamente nada nos é familiar, é que a gente percebe o quanto do país está impregnado na gente. Aqui dentro podemos dizer que o sulista é isso, o nordestino é aquilo, o povo de Brasília é não-sei-o-quê. Mas a verdade é que o que nos une como brasileiros é muito mais que a língua portuguesa. É um jeito de ser, agir, pensar, se relacionar. E vou dizer: é um jeito bom.

Torçamos pelo nosso Brasil! E sem esquecer de que hoje o jogo é contra a Coreia do Norte, assim mesmo, sem acento. Toda hora é hora para lembrar que o Acordo Ortográfico tirou o acento agudo dos ditongos abertos "ei" das paroxítonas. ;-)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa

Como fingir que você entende de vinho