Alegria # felicidade

 Ao meu ver, alegria é o surtozinho eufórico. Aquela onda que vem e passa, quase como uma gargalhada mental. É gostosa, mas passageira. Seu oposto seria a tristeza, que seria o chorinho interno, que é desconfortável mas também logo passa. Já a felicidade é aquele estado de bem estar interior contínuo, independente até de o sujeito estar experimentando um momento alegre ou triste. É uma paz constante, um sentimento de que-delícia-viver, esteja a situação externa boa, média ou ruim. O oposto dela seria a depressão, que é o estado de vida-sem-gosto ou sem sentido, e que causaria no deprimido uma sensação de que viver é um fardo, já que o que ele sente é um constante estado de desconforto - estando ele alegre ou não.
 Sendo assim, se a tristeza é o outro lado da alegria, e a depressão, o inverso da felicidade, é perfeitamente possível o sujeito ser feliz mas experimentar um momento de tristeza, ou então estar deprimido ainda que tendo um momento alegre. A diferença é que a pessoa feliz, por se sentir bem o tempo todo, tende a ser também alegre na maioria do tempo, a não ser que algo cause tristeza. Já o deprimido, por se sentir mal por dentro, tende a ser triste a maior parte do tempo, a não ser que algo o distraia momentaneamente, causando uma alegria.
 Acho que muita gente confunde essas duas coisas (alegria e felicidade) e com isso, acaba indo atrás da coisa errada. Para piorar, em tempos de muita rapidez (e-mail, sms, twitter, fala-se do outro lado do mundo, aqui já se sabe, etc etc) acho que as pessoas se desacostumaram a esperar, e ficam numa eterna busca por gratificações instantâneas. Só que estas, no máximo trazem alegrias - mas nunca, felicidade. A felicidade é um estado interior, é um relacionamento da pessoa com ela mesma, é uma coisa de espírito, mente e corpo, e não tem nada a ver com gratificações instantâneas.
 Acho que não há problema - é até muito saudável - se as pessoas buscarem suas alegrias momentâneas, mas penso que antes elas deveriam cuidar de estarem felizes. Senão passarão a vida maquiando os sintomas sem nunca tratar, de fato, a causa.

Comentários

  1. Sabias palavras, vc definiu muito bem minha querida. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Prá variar- ADOREI! Bem definido cada sentimento.Então- É melhor ser alegre que ser triste- a alegria é a melhor coisa que existe...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou simplesmente um "alô"!

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa

Como fingir que você entende de vinho