Como fingir que você entende de vinho

.
Já passou por alguma situação na qual tudo o que você desejava era entender um pouco sobre vinhos para impressionar alguém? Pois seus problemas acabaram! O Entre, sente, fique à vontade dá agora um curso expresso sobre o que falar e como agir na presença de uma garrafa de vinho. (Okay, na presença de uma garrafa de vinho e de mais alguém, né? Falar somente na presença de uma garrafa de vinho geralmente só acontece depois que você já bebeu o conteúdo... )Para você nunca mais passar por quem não entende - mesmo sem entender nada! Porque afinal, vejam bem - eu não entendo nada de vinho, mas de oratória eu entendo!


Como passar por um expert em vinhos em 5 passos

1. Comece reclamando sobre o tempo que o vinho passou no barril de carvalho. Diga "Hum. Passou muito tempo no barril de carvalho..."

2. Eleve a taça da mesa e examine o vinho contra a luz. Diga que está examinando a cor e a claridade: o vinho é grosso, fino, aguado, encorpado?

3. Agora incline a taça para frente. Diga que está checando a densidade da cor na medida em que o vinho começa a ir para a borda da taça. Diga que isso é para que você tenha uma idéia da idade do vinho, e que isso funciona principalmente com os tintos.

4. Agora é hora de ser bem criativo. Coloque o nariz dentro da taça sem medo de ser feliz. Diga coisas como "um pouco cítrico... sinto pêssegos... morangos... amendoas..." (vá enumerando o que está faltando na sua geladeira)

5. Abaixe sua taça agora e dê aquela famosa balançadinha. Diga que está oxigenando o vinho para "abrí-lo". Explique que isso libera os aromas, os sabores e que é uma parte muito importante. Cheire de novo o conteúdo da taça. E finalmente, beba um pouco.

E pronto! Você acaba de impressionar um leigo, ou está prestes a ser desmascarado por alguém que realmente entenda sobre o assunto. E claro, tome cuidado para somente usar o roteiro acima com alguém que nunca tenha assistido ao filme Sideways, pois foi de lá que eu tirei todo esse conhecimento que estou dividindo com vocês!

E se você acha que a aula de cima ainda não foi suficiente, reforce seus conhecimentos com o vídeo muito educativo estrelando Regina Casé:



Comentários

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou simplesmente um "alô"!

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa