Sabe essa conversa de "ah, mas eu sou assim porque meu pai isso, minha mãe aquilo, na infância aconteceu tal coisa", blablabla..? Acho que só cola até certo ponto. Realmente, a gente pode achar uma explicação pra tudo, uma origem, um porquê. Mas só vale a pena buscar a origem se for para que isso seja algo esclarecedor, e um ponto de partida para colocar nossas emoções no lugar, descobrir nosso próprio valor, e melhorar nossa própria conduta. E não pra gente se fazer de vítima das circustâncias. Porque todo mundo tem motivos pra se queixar, mas também a capacidade de se curar e transformar o que foi ruim em motivação para fazer diferente, ser melhor, se amar mais etc. O credo do Samurai resume bem essa ideia, falando do ideário do lutador que salva o próprio destino:

 Não tenho pais;
 faço do céu e da terra meus pais.
 Não tenho poder divino;
 faço da honra a minha força.
 Não tenho recursos;
 faço da humildade o meu apoio.
 Não tenho o dom da magia;
 faço da minha força de vontade o meu poder mágico.
 Não tenho vida nem morte;
 faço do Eterno minha vida e minha morte.
 Não tenho corpo;
 faço da coragem meu corpo.
 Não tenho olhos;
 faço do brilho do raio os meus olhos.
 Não tenho orelhas;
 faço do bom senso minhas orelhas.
 Não tenho membros;
 faço da vivacidade os meus membros.

Comentários

  1. É muito mais fácil e muito cômodo colocar nos outros a culpa de tudo que não dá carto na nossa vida, os nossos fracassos. O díficil é encontrar alguém que reconheça as falhas que ouveram e que queira dar a volta por cima sem usar muletas.E quando isso acontece a pessoa se sente uma vencedora por seus próprios méritos do que vencer também usando a estrutura alheia. E por ai vai...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou simplesmente um "alô"!

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa

Como fingir que você entende de vinho