Aquela que dá a vida.

Mãe é aquela que dá a vida. Mas de quantas formas? Quantos significados tem essa frase?
 
O primeiro que todo mundo pensa, eu acho é aquele maior e primordial - a mãe é aquela que nos gerou. Que pensou em nós antes mesmo que existíssemos dentro delas, que nos carregou e nutriu e amou pelos nove meses de gestação até nos darem à luz. E que então seguiu nos carregando, nutrindo, amando, e fazendo mais milhões de outras coisas por nós. Mãe é aquela que nos deu a vida e quem nos deu à vida, e que depois disso ainda continuou possibilitando a vida.
 
Mas além disso, mãe também é aquela que nos deu a vida que tivemos, e de certa forma, a que continuamos tendo. Ah sim. Porque mãe é aquela que dá o tom em casa, a cara pra nossa infância, quem impôs a rotina e mostrou os limites, alargando-os aqui e ali quando dava e convinha, criando pra gente um ambiente seguro, tranquilo e gostoso de se viver. Mãe então também é aquela que nos deu a vida que a gente teve, que obviamente afeta a vida que temos hoje.
 
 Mas além desses dois, ainda vejo um terceiro sentido. Pelo menos porque para mim foi assim. Minha mãe foi aquela que além de nos dar a vida, e a vida que tivemos, foi também quem sempre deu vida a tudo - à casa, às festas, aos almoços, às viagens, ao dia-a-dia. E assim, foi aquela que me deu vida, essa vida que carrego dentro de mim e que tem vontade de viver, de ver, de ir, de experimentar, de cantar, de dançar, de ligar a música, de botar a mesa, de acender as velas, de me arrumar, de sentir, de ser plena.
 
Não é pouca coisa. Além de me trazer ao mundo, cuidar de mim e possibilitar a vida que tive, ela ainda me presenteou com o ensinamento mais importante que uma pessoa pode ter nesta vida: que a vida vale a pena, que ela não quer ser pequena, e que precisa ser vivida. Com um pé na seriedade e outro no humor, com uma dose de realismo e outra de imaginação, e com a graça de um equilibrista que rodopia mil pratos e ainda dá seu show sorrindo, muito mais do que a vida que me deu naquele domingo de janeiro, ela continua me dando, mesmo a quilômetros de distância, essa vida que me move a cada dia. Obrigada, mãe! De coração, te amo!

Comentários

  1. Ahhhh... Espero que um dia minhas filhas escrevam algo tão lindo para mim também!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou simplesmente um "alô"!

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa

Como fingir que você entende de vinho