Meias de natal
Acho que todo mundo já viu como elas são, mas talvez pouca gente saiba da história por trás da tradição!
Uma meia de natal é a meia que as crianças penduram na véspera de natal para que quando Papai Noel chegar ele possa encher com pequenos brinquedos, balas, doces, frutas, moedas e outros presentinhos. Em algumas histórias de natal, o brinquedo deixado dentro da meia de natal é tido como o brinquedo que Papai Noel deixou. Qualquer outro presente que a criança vá ganhar da família ou de amigos é deixado embrulhado embaixo da árvore. Algumas tradições antigas dizem que para aquela criança que se comportou mal durante o ano, Papai Noel deixa apenas uim pedaço de carvão dentro da meia. Mas isso raramente é feito, já que é quase uma crueldade.
Não existem registros escritos sobre a origem da tradição das meias de natal. Mas existem algumas histórias que nos remetem à tradição. A que eu mais gosto é assim:
Não é uma história fofa?! Essa história dá origem também ao hábito de crianças deixaram o sapatos do lado de fora para esperar o presente de natal (Deixei meu sapatinho/ na janela do quintal/ Papai Noel deixou/ meu presente de natal), e também explica por que dizem que papai noel chega pela chaminé.Há muito tempo atrás havia um homem muito pobre que tinha três belas filhas. Ele não tinha nenhum dinheiro para casá-las, e por isso se preocupava com o que aconteceria com elas depois que ele morresse.
São Nicolau vinha passando pela vila quando ouviu comentários sobre as
tais moças. Ele queria ajudar mas sabia que o homem pobre não aceitaria
caridade. São Nicolau decidiu então ajudar o homem em segredo. Esperou até a
noite e entrou na casa do homem pela chaminé.
Consigo ele carregava três sacos com moedas de ouro, um para cada moça. Enquanto procurava um lugar para deixar os sacos, ele notou três pés de meia pendurados na lareira para secar. São Nicolau colocou então um saco de ouro em dentro de cada um e foi embora. Quando as garotas acordaram na manhã seguinte, encontraram os sacos de ouro e ficaram muito felizes. Elas então puderam se casar e viveram felizes para sempre!
Adoro essas tradições, assim como acho meias de natal um enfeite lindo! O legal é que se não quiser comprar, você pode fazer suas próprias meias de natal usando cobertores velhos, tecidos vermelho e verde e até suéteres, como a gente vê nas fotos!
Gostei da historinha!
ResponderExcluirNao conhecia!
Muito legal!
bjs
Bem legal, né? Adori essas tradições! = ) Jingle bells, jingle bells.... hehehe
ResponderExcluir