Sobre nossa Presidenta

.
Eu não votei na Dilma, mas tem um tipo de crítica a ela que eu não tolero. É o pessoal dizendo que ela é feia. Meus queridos, a mulher concorreu ao posto de Presidente da República - não ao de Miss Brasil. Alguém por acaso questionou a "beleza" do José Serra? O Lula por acaso era lindo? O Fernando Henrique? E o que dizer do Itamar Franco??


Esses comentários de que a Dilma é feia só refletem o machismo que impera em nossa cultura, inclusive entre as próprias mulheres. A idéia de que se é mulher tem que estar num certo padrão senão "está errado" é horrível e mantém aprisionadas todas nós. Aí disseram que a Marcela Temer roubou a cena no dia da posse de Dilma. Roubou a cena por quê? Qual é o grande feito de Marcela? Ser bonita? Okay, realmente ela é muito bonita, estava bem vestida e adorei o penteado. Mas vocês não acham que a mulher mais importante no dia da posse, feia ou bonita, era aquela que estava recebendo a faixa presidencial??


Como linguista, algo me diz que a grande birra com a palavra "presidenta" (que a própria Dilma insiste em usar) pode ter algo a ver com isso. Pessoalmente não gosto de ouvir "presidenta", mas espero que seja mais por falta de costume do que por qualquer outra coisa. A língua é assim. As coisas soam bem ou mal dependendo do quanto ouvimos a expressão. Mas tenho ouvido e lido certos comentários que são de arrepiar. Teve até um Zé bobo por aí (colunista, acho) dizendo que então o Michel Temer não tem mais cargo já que ele não pode ser o vice-presidenta. Ah, dá um tempo.

Espero sinceramente que daqui pra frente, quando se comentar algo sobre as medidas da Presidenta não estejam falando de seu busto, cintura e quadril.
.

Comentários

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou simplesmente um "alô"!

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa

Como fingir que você entende de vinho