O mistério de "A cabana"

Esse fim de semana terminei de ler o best seller "A cabana". Esse livro já havia chamado minha atenção na livraria há bastante tempo por sua bela capa - mas aí quando li a sinopse desanimei de comprá-lo na mesma hora. A história me pareceu bastante deprimente, e o livro como um desses que poderiam se chamar "Não se mate ainda".
 Desse episódio para cá, entretanto, vinha intrigada com a permanência de "A cabana" tanto nas mais diversas listas de mais vendidos quanto na minha vida. Toda hora esbarrava com esse livro de algum jeito. Comcei a pensar que alguma coisa ele deveria ter.
 Estava a ponto de comprá-lo (ou de pegar emprestado, já que duas colegas de trabalho de minha sala apareceram o lendo) quando ganhei de presente. Com dedicatória e tudo. Minha hora de ler "A cabana" havia chegado.
 No começo confirmei minha suspeita de que o livro era deprimente. A história (mal escrita) do homem que leva os filhos para acampar no verão e que volta sem a mais nova, que havia sido sequestrada e morta, está longe de ser meu tipo preferido de literatura. Mas aí o livro muda - da água para o vinho. Muda na parte da história em que o pai da menina morta decide ir até a cabana na qual fora encontrado o vestido de sua filha... e acaba tendo um encontro com o próprio Deus.
 Dessa parte eu gostei muito. Não pelo "ooh, que lindo, um encontro com Deus", porque esses papos de tia da cataquese não costumam me convencer. Mas gostei pela outra visão que o autor (teólogo) nos dá sobre a questão de Deus. Gostei por entender de uma forma completamente diferente algumas daquelas coisas "batidas" que ouvimos tanto mas nunca entendemos o significado profundo. E gostei dessa parte da história, simplesmente, que é maravilhosamente bem escrita e traz uma sensação incrível de paz.
 No final a coisa murcha de novo, quando o protagonista volta à realidade. E aí temos episódios de acidente de carro, hospital, coma, restos mortais, enterro. Ou seja, deprê é eufemismo.
 Se o livro vale a pena? Vale pelo meio. Algo bom definitivamente aconteceu comigo enquanto eu lia - o que deve explicar tamanho sucesso. Mas não acho que o início e o fim são absolutamente indispensáveis. Se eu fosse ler de novo, começaria pela parte na qual ele chega à cabana e pararia na qual ele sai de lá. O resto da história saberia pela sinopse - que já é triste o suficiente para que a gente entenda as razões do personagem principal.  Os fins justificam os meios? No caso de "A cabana" é o contrário.

ps. E diz o autor que se trata de uma história real. O que a confere todo um outro apelo especial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa

Como fingir que você entende de vinho