Sobre a boa humildade

.
A tia Maricota provavelmente nos ensinou um dia, do alto de seus saltos e óculos na metade do nariz, que deveríamos ser humildes. Grande lição. Mas será que alguém entendeu exatamente o que "devemos ser humildes" significa? Muito provavelmente nem a própria tia Maricota.

 O primeiro erro com relação a essa idéia é básico. Em português a palavra humilde é usada como sinônimo de pobre. Então é isso? Devemos ser humildes = devemos ser pobres? De maneira nenhuma! A "humildade" que devemos ter é outra que não tem a ver com pobreza. É como banco pra sentar e banco pra sacar dinheiro. Duas coisas separadas.

 Então o que é ser humilde? "Ah, já sei." - responde o aluno da tia Maricota. "É não achar que você sabe as coisas. Não mostrar confiança no que diz. Nunca se achar verdadeiramente bom. De preferência, andar de cabeça bem baixa, pelos cantos, com cara de coitado...."

 Claro que não é isso. Mas por incrível que pareça tem gente esclarecida que ainda pensa assim.

 Então chega de falar do que não é. Vejam o que seria humildade segundo a cartilha de Simone:

 Humildade. Capacidade de dizer "eu não sei". É admitir que mesmo que você tenha seus conceitos, eles podem estar errados. Admitir que mesmo que saiba uma porção de coisas, ainda sabe muito pouco. Capacidade de querer sempre aprender alguma coisa mais, seja com quem for. Percepção de que todas as pessoas tem algo a nos ensinar. É conseguir dizer a si mesmo "puxa, eu estava enganado com relação a isso" e a partir de então adotar ações para entrar num caminho melhor.

Humildade vem do latim "humus" que quer dizer "filhos da terra". Sejamos filhos da terra então. Não no sentido de ficar "no chão", lá embaixo, sujeito ao mundo. Mas no sentido de se colocar em patamar igual aos outros - mais ricos ou mais pobres que você. Nada de se achar pior do que quem é mais rico que você - você é igual a eles. E também nada de ficar de falsa compaixão com quem tem menos dinheiro, com discursos de "ah, coitadinhooooos....", porque isso na verdade é arrogância. Que "tem menos" só tem menos dinheiro, mas pode ter tem tantas outras capacidades quanto você. Vamos nos ver como filhos da terra no sentido de que estamos todos na mesma condição - a condição humana.  

 Somos professores uns dos outros - e eternos alunos da vida.

Comentários

  1. ADOREI!!! Com fonte maiúscula mesmo, pq gostaria de colocar esse seu texto em outdoors gigantes pela cidade e que todos vissem e entendessem.
    Você poderia publicar mais textos sobre o REAL significado das coisas. Tantos conceitos entendidos e ensinados de forma tão equivocada, o que torna os relacionamentos ainda mais difíceis e cansativos.
    Amei a informação.

    Abraço,

    Hellen.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Hellen! Que bom saber que você gostou do meu post! Receber elogios é sempre bom. Mas quando vem de gente inteligente como você, tem um gostinho bem mais especial! = )

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou simplesmente um "alô"!

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa

Como fingir que você entende de vinho