Um pouco de classe
Lembra na 1a série, quando a tia acusava a turma toda de estar fazendo bagunça e passava o maior sermão, mas você, que estava quietinho o tempo todo, sabia que não era com você que ela estava falando? Pois então. Este post é a mesma coisa. Eu não estou falando com você, pessoa educada, fina, polida. Agora, caso você não seja, então é com você mesmo que eu estou falando. Estou indignada com o comportamento de certo seres agora pouco no mercado. Então, pra evitar ter que xingá-los e perder a classe, trabalho a ira com um pequeno curso de etiqueta express, lembrando também alguns outros comportamentos que me tiram do sério.
Boas Maneiras 101 - ou o que toda pessoa com mais de 12 anos já devia ter aprendido:
(alguns conselhos são específicos para garotas)
- Se o supermercado estiver lotado, NÃO LARGUE SEU CARRINHO DE COMPRAS NO MEIO DO CAMINHO E VÁ PASSEAR LONGE DELE. (ufa, pronto, falei.) Isso atrapalha muito!!!
- Não seja escravo do celular. Se estiver sentado à mesa, seu celular não deve estar no seu campo de visão. No caso de uma emergência, avise a todos que está esperando uma ligação. Atenção, eu disse EMERGÊNCIA. Ou seja, gente morrendo, nascendo ou se você estiver esperando ser chamado pra um transplante. E só.
- Meninas, atenção em como vocês vão vestidas para a academia. Se a sua roupa de malhar pudesse também ser usada pra dançar num clube de strip tease, tem algo errado.
- Viagem longa de avião não é festa do pijama. Então não vá vestida com algo que lembre um.
- Se estiver usando saia ou short em qualquer comprimento acima do joelho (mesmo que um dedinho), faça um favor a si mesma e não cruze os joelhos. Cruze os calcanhares, please.
- Não use palavrões. Nunca. Fim. Pense que cada palavra que sai da sua boca diz muito sobre quem você é.
- Não diga que "está cheio", peloamordedeus. Diga que está satisfeito ou que já comeu o suficiente. Muito melhor.
- Não destrate ninguém. Reclamar e fazer valer seus direitos é uma coisa. Destratar ou querer esnobar só porque você está se achando melhor é outra bem diferente - e deprimente.
- Pare de postar cada pensamento bobo que você tem no Facebook ou no Twitter. Para isso já existem os blogs. (risos)
- À mesa, assuntos proibidos: dinheiro, doença, desastres, problemas, política & religião (com pessoas que não compartilham da sua visão).
- Nunca, jamais boceje durante uma conversa. Para evitar, respire bem fundo pelo nariz - resolve.
- Não interrompa uma pessoa. Espere ela terminar o que estava falando para informar que precisa ir, pretende desligar o telefone etc. Se for absolutamente imprescidível interromper, EXPLIQUE por que o fez. E é bom que o motivo seja sério.
- Se estiver num show, lembre-se de que os outros foram lá pra ouvir o cantor e não você cantando a plenos pulmões. Acompanhar a música é uma coisa. Achar que está no chuveiro de casa é outra.
- Maquiagem é pra realçar sua beleza natural, não pra te confundirem com drag queens.
- Faça outro favor a si mesma e não se deixe ser fotografada sem roupa, ou com pouca roupa, e muito menos filmada. Em nenhuma ocasião e por pessoa nenhuma.
- Não beba direto da garrafa, não escolha para si o pedaço maior e não tire a parte mais doce da melancia e deixe o resto para os outros.
- NÃO ABRA A GELADEIRA NA CASA DOS OUTROS. Só se for na casa de alguém da família - e olhe lá.
- Não tire a cadeira do lugar arrastando-a e fazendo aquele barulhão.
- NÃO COMA FAZENDO AQUELE BARULHÃO!!!
- Seja uma pessoa discreta. Se quiser saber algo, insinue ou demonstre interesse, mas deixe a pessoa te dizer por iniciativa própria. Não pergunte qual é o salário de alguém, qual é a marca, quanto custou, se é de verdade ou falsificado ou se o bebê foi planejado ou "acidente" (o fim da picada).
- Não minta que leu tal livro ou viu tal filme. Se quiser falar que leu algo, então leia!
- Use roupas que caibam no seu corpo. Parece óbvio, mas tem gente que não entende esse conceito. Não é pecado nenhum ter barriga, peito bem grande, pneuzinhos etc. Pecado é sair com essas coisas pra fora da roupa.
- Não pegue histórias dos outros "emprestadas" e conte como se fossem suas. Já aconteceu algumas vezes de contarem para mim a minha própria história. Além de ser ridículo, dali em diante, a pessoa perde a credibilidade.
- Não tente sempre superar os outros em suas histórias. Mesmo que você ache que tem uma história no mesmo assunto "muito melhor", deixe os outros aparecerem também.
- Certas coisas são boas para quem está envolvido na prática, mas terríveis para quem vê. Nessa vão: beijos ardentes e amassos, piadas internas, cochichos, uso do fio dental, poses para o espelho, corte e limpeza de unhas, discutir a relação, espremer espinhas. Faça longe do olhar de qualquer pessoa não-envolvida.
- Invade o espaço do outro quem: toma banho de perfume, fala alto, ri alto, fala ao celular dentro de elevadores, ônibus etc, dá detalhes escandalosos da própria vida para estranhos.
- Sapatos são coisas feitas para facilitar a locomoção, e não o contrário. O sapato pode ser lindo, mas se você não conseguir caminhar normalmente com ele, esqueça.
- Cuide para ter ao menos um pouco de cultura. E respeite os ditos "nerds" - é provável que você trabalhe ou vai trabalhar para um deles.
- Seja breve em suas visitas. Deixe as pessoas com a sensação de que gostariam que você tivesse ficado mais, não comemorando porque você finalmente foi embora.
- E se tudo isso acima tiver soado como novidade, que tal um livro de etiqueta?
[aaahh... alívio...]
Comentários
Postar um comentário
Deixe sua opinião ou simplesmente um "alô"!