Em falta no mercado

Vira e mexe a gente escuta alguma mulher reclamando que homens bons andam em falta no mercado. A reclamação é antiga. O caso é que cada vez mais ando ouvindo também de homens que não anda fácil encontrar mulheres legais por aí. Afinal, o que é que está em falta? Homens bons ou mulheres legais? Na verdade, nenhum dos dois. Minha teoria é que o que anda em escassez na verdade são os casais "pra valer".


A impressão que tenho é que o mercado está cheio de solteiros e solteiras. Pessoas boas, até bem intencionadas, com seus empregos, salários, círculos de amizades, gostos e opiniões. E essas pessoas até chegam a se encontrar. Mas daí a fazer um encontro virar relacionamento, e um relacionamento virar casamento, e de uma bela cerimônia conseguir se comemorar as bodas de ouro, vai uma boa dose de energia e comprometimento. E muitas vezes nenhum dos dois está disposto a investir. As pessoas querem um relacionamento maravilhoso mas esperam que ele venha pronto. Aí não tem Santo Antônio que ajude. Acrescente a isso uma mistura de imediatismo e egoísmo e o resultado não vai ser nunca uma relação sólida e duradoura. As pessoas já querem morrer de amores na primeira noite, se apaixonar loucamente em questão de horas e depois simplesmente esperam que o outro seja perfeito e que o relacionamento venha pronto para o consumo, no máximo precisando dar uma esquentadinha de 5 minutos no microondas.



E não é assim que as coisas acontecem. Para se ter um relacionamento muito bom não é preciso que a mulher perfeita encontre o homem perfeito. Até porque, nenhum dos dois existe. Relacionamentos precisam é sim de duas pessoas interessadas em fazer dar certo. Precisa de uma atração gostosa, claro, mas também de investimento, paciência, tempo, espaço, alguma surpresa, maturidade, calma, negociação, sinceridade, cumplicidade. Precisa de duas pessoas realmente investidas em alimentar o amor. E precisa muito mais da gente, antes de querer encontrar a pessoa certa, cuidar para ser a pessoa certa.



[E um último adendo para as meninas: não é verdade que falte homens no mercado. Aliás, se eu estivesse solteira e afim de conhecer alguém bem legal, meu plano seria o seguinte: passar a frequentar algum supermercado bom lá pelas dez da noite. Afinal, quem é que faz compras assim tarde da noite? Os solteiros bem sucedidos. Os que precisam fazer compras porque já moram sozinhos. Os que ficaram até tarde no escritório porque se dedicam à carreira e também porque não tinham alguém os esperando em casa. Se estiverem bem vestidos, sem aliança e passeando na sessão de congelados - bingo. Menina, jogue seu melhor sorriso e boa sorte. Ou seja, não venham me dizer que não há homens bons no mercado. Você é que deve estar indo na hora errada. Rs.]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa

Como fingir que você entende de vinho