Frigatriscaidecafobia, alguém?

.
Está em casa? Não saia! Saiu? Cuidado! Atenção especial para gatos pretos cruzando a rua, escadas no meio do caminho e espelhos que podem se quebrar. Vire suas ferraduras pra cima, carregue seu trevo-de-quatro-folhas e por via das dúvidas, bata três vezes na madeira. Todo cuidado é pouco afinal, hoje é sexta-feira 13 de agosto.
.
A crença de que o número 13 é de azar é antiga e pode ser explicada por alguns fatos históricos. Nossa amiga Wikpedia nos explica que a superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
.
Outra possibilidade para esta crença estaria no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.
.
Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas: Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.
.
Além da justificativa cristã, antes disso existem duas outras versões que provêm da mitologia nórdica que explicam a superstição. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar não deve ser feito simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituidos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos e colocar um único conjunto de prato-copo-talher diferente, para qualquer dona de casa exemplar, é realmente uma desgraça. Risos.
.
Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira - em alemão, Freitag). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.
.
Seja qual for a origem, o medo deste dia é tão comum que tem até nome: Frigatriscaidecafobia. E nós linguistas sabemos que algo só ganha nome próprio depois que, de fato e em algum nível, existe.
.
A verdade é que, pelo menos por aqui, a crença da sexta-feira treze ser um dia de azar ainda existe e é forte. Caindo no mês de agosto, que como dizem é o "mês do desgosto", aí a coisa deve ser pior ainda. É claro que nossas cabecinhas racionais e práticas nos dizem que esse é apenas mais um dia como qualquer outro, e por ser sexta-feira (yes!) não pode ser tão mau assim. Mas jogar um salzinho por cima do ombro sem olhar pra trás nunca é demais.
.

Comentários

  1. Olá, encontrei seu blog por um acaso, olhando blogs de decoração e acabei achando uma indicação sua. Vim parar aqui e adorei, passei um tempão lendo os posts antigos. É super leve, gostoso e chega a passar alegria ao ler.
    Agora sempre que eu puder vou passar por aqui, parabéns. Adorei seus textos.
    beijos

    http://reformandocomamor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila! Que bom que encontrou meu blog e melhor ainda que gostou dele! Fico feliz de saber que tenho mais uma leitora. Volte sempre! E visitarei seu blog também! Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou simplesmente um "alô"!

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa

Como fingir que você entende de vinho