.Prove que você sabe do que está falando.

.
Para quase tudo que queremos fazer na vida temos que passar por uma avaliação ou fazer o curso antes. Pra entrar na universidade tem o vestibular. Pra passar de ano, as provas. Pra entrar para certas escolas, prova de seleção. Pra fazer primeira comunhão, catequese. Pra crismar, idem. Pra casar, curso de noivos. Pra dirigir, prova escrita e prática. Pra trabalhar pro governo, concurso. Pra ser contratado, entrevista. Pra trabalhar, mostrar o diploma.


Por que é então que é tão fácil conseguir votar?


Gosto da idéia da democracia, mas não acho que ela de fato funcione em qualquer contexto. A palavra vem do grego e se divide em "demos", que significa povo, e "cratus", que é força, poder. Democracia então seria o poder do povo. A força do povo.

Que lindo seria, se esse povo soubesse pelo menos para onde o barco está indo.

Defendo a idéia de que para poder vir a se candidatar, o cidadão ou a cidadã precisasse passar por uma prova antes. Uma provinha que cobrasse português, matemática, história do Brasil e do mundo, geografia, economia, ciência política, filosofia, noções de direito e economia - nada de mais. Se cobram dos diplomatas, que vão representar o Brasil no exterior, por que não cobrar dos que querem governar e decidir o rumo do país???

E mais: para quem quisesse tirar o título de eleitor, outra prova. Um pouco mais simples que a dos candidatos, mas com questões abordando principalmente história do Brasil e conhecimentos gerais. Que tal? Quem tem um pouco e noção, vota. Que não tem, conta com o bom senso dos outros.

Não seria para excluir nem prejudicar ninguém. E sim para acelerar o desenvolvimento do país, colocando nas mãos mais inteligentes o destino de todos os outros.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa

Como fingir que você entende de vinho