A terra tremeu

O dia de ontem começou como qualquer outro. Estava eu em mais uma terça-feira comum (!), cumprindo a rotina e aproveitando a vida, pensando nisso e naquilo, fazendo meus exercícios, lavando a louça, lendo as notícias, tomando um banho. E de repente... O chão começou a tremer.



Eu não sei quanto a você, mas um terremoto de magnitude 5,9 no meio do meu dia me faz parar para pensar. Uma coisa dessas, sabe como é, dá uma chacoalhada em tudo.


Então você liga a TV e vê a reação de outras pessoas. Gente de diferentes idades e profissões, diversas cidades e situações, e percebe uma coisa em comum: a humanidade.


Vai ver que é por isso que a natureza nos dá esse tipo de susto de vez em quando. Para nos lembrar de algumas verdades como:


- Somos pequenos. O ser humano é um serzinho egocêntrico. Tudo gira em torno dele. Ele se acha tão grande, e tão importante. "Aquela pessoa está de marcação COMIGO.", "Fulano ME desrespeitou.", "Como é que não notam MINHA presença?". Todos tão grandes e tão importantes. Não, meus caros. Nós somos apenas uma ínfima parte de tudo que existe; a exceção e não a regra. O mundo não gira em torno de nós. Nós é que giramos com ele.


- Somos humanos. É irônico mas o ser egocêntrico ali de cima às vezes se esquece que é humano. E tão humano quanto os outros humanos. Mas não. Ele acha que pode fazer tudo sozinho. Dar conta de tudo. E que é insubstituível. Fazer tudo sozinho? Não conseguimos fazer nada sem os outros. Imagine-se sozinho no mundo. O que você faria? Nada. Porque tudo o que fazemos todos os dias, por mais insignificante que pareça, precisou de outra pessoa para existir. O celular que você usa, por exemplo, foi pensado por alguém. Há alguém que mantém a rede. Alguém que estudou muito para possibilitar o seu conforto. Há alguém que conserta a torre que transmite o sinal. Há alguém que fez mestrado em alemão e que frita a cabeça para que você fale com um sinal de melhor qualidade. Só pra dar um exemplo bem cotidiano - e próximo de mim. Risos.


Enfim. Houve quem disse que marido e eu chegamos nos Estados Unidos de fato abalando as estruturas. Houve quem disse que não foi um terremoto, mas sim a popularidade do Obama batendo no chão. Houve quem disse que por sorte, estava segurando o potinho de Bliss antes de abrir. E houve quem até postou fotos dos danos do terremoto:





Piadas a parte, um terremoto desse tipo, que se faz sentir mas não causa danos, é realmente uma benção. Para nos acordar para nossa própria humanidade, e nos lembrar do quanto somos nada sem o todo que nos completa.

.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa

Como fingir que você entende de vinho