Um pouco de história americana


Um dos lugares que eu mais gostei de Washington foi o memorial construido para homenagear Thomas Jefferson, que foi o principal autor da Declaclaração de Independência dos Estados Unidos e o terceiro presidente do país. Marido e eu chegamos lá à noite. Estava escuro e calmo. Uns poucos turistas caminhavam de um lado para o outro. E então eu bato o olho num trecho de texto gravado numa das paredes, que dizia:

"I am not an advocate for frequent changes in laws and constitutions. But laws and institutions must go hand in hand with the progress of the human mind. As that becomes more developed, more enlightened, as new discoveries are made, new truths discovered and manners and opinions change, with the change of circumstances, institutions must advance also to keep pace with the times. We might as well require a man to wear still the coat which fitted him when a boy as civilized society to remain ever under the regimen of their barbarous ancestors."



Tradução livre minha:
"Não defendo mudanças frequentes em leis e constituições. Mas leis e instituições devem andar juntas com o progresso da mente humana. Na medida em que esta se torna mais desenvolvida, mais iluminada, na medida em que novas verdades são descobertas, e então hábitos e opiniões mudam com a mudança das circunstâncias, também as instituições devem avançar para não ficarem para trás. Seria o mesmo que pedir a um homem que ainda use o casaco que o servia quando era um menino, fazer com que sociedades civiliadas permaneçam sob o mesmo regime de seus antepassados bárbaros."






Tão atual, tão verdadeiro e necessário. E foi escrito em 1776.

Deve ter sido por isso que gostei tanto do Memorial do Thomas Jefferson. O lugar tinha uma energia toda especial. Provavelmente por conta de tantas verdades ali escritas.





Falando ainda de política, não é uma vergonha a Jaqueline Roriz ter sido absolvida? Onde esse país vai parar?? Grrrrrr...

Comentários

  1. nem fale! vergonha da nossa classe política. o pior foi o argumento do advogado dela: "acho melhor vocês a absolverem para evitar esse tipo de jurisprudência.." isto é: todo mundo com o rabo preso. Vergonha!


    Ah, mas e adorei o post cultural. me é muito útil nas minhas aulas de história mundial.

    beijão!

    ResponderExcluir
  2. Nossa... O advogado ainda teve a cara de pau de falar isso?? Dio mio... E legal que você gostou do post! Sempre tento dar uma variada nos assuntos! Bjão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou simplesmente um "alô"!

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa

Como fingir que você entende de vinho