Trick or treat?

Que aqui nos states eles celebravam o Halloween, eu já sabia. Mas que esse dia tinha a importância que tem, para mim foi uma grande novidade. Esse negócio de comemorar o Dia das Bruxas, pelo jeito, é uma brincadeira que eles levam muito a sério.



Desde o início do mês, quase toda loja que eu entro está decorada em tons de laranja e marrom, e tem ao menos num canto uma abóbora enorme na qual cortaram os olhos e a boca. A maioria tem mais itens adoráveis como caveiras que brilham no escuro, sangue falso em frascos, máscaras de monstros realmente assustadoras, dentaduras de vampiros e fantasias, muitas fantasias. As de criança são bem fofas. E na medida que o número do manequim aumenta, o comprimento das saias diminuem. As fantasias para adulto (ou melhor, para adultAs) que encontro nas lojas por aqui devem levar esse nome por um outro motivo. Os temas mais comuns são enfermeira, empregada de luxo, aeromoça e bruxa de saia curta. You get the picture.



Aí tem a tradição de se ter doces em casa para distribuir às crianças que saem de porta em porta perguntando: trick or treat?, que seria algo como "gostosura ou travessura". Então os adultos enchem as mãozinhas dos pequenos de balas e chocolates e eles continuam a peregrinação batendo na porta do vizinho. Até o baldinho com cara de abóbora ficar cheio ou a barriga começar a doer, o que vier primeiro.



Ou seja, o Halloween é uma espécie de carnaval misturado com Cosme & Damião. Quem é criança vai atrás de coisinhas gostosas para se deliciar. Quem é adulto, pelo jeito, também.



(E então eu penso: no Brasil, temos o carnaval. E nos países em que o carnaval não é muito forte, eles inventam alguma outra festa na qual pode-se vestir fantasias e, numa espécie de brincadeira socialmente aceita, sair um pouco da realidade. Uma necessidade das sociedades?)

É óbvio que como qualquer outra celebração, a do Halloween foi em algum ponto deturpada para servir como boa oportunidade para o comércio. Por curiosidade, fui pesquisar as origens mais puras, mas logo me arrependi. Vejam o que li num site até-que-sério: "Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo."



Voltavam pra visitar seus antigos lares? De repente, estou feliz em saber que o condomínio onde eu moro tem só cinco anos de idade. De qualquer forma, talvez eu estaria mais segura em qualquer baile lotado de vampiros e monstros do que em casa. Ainda mais tão perto de todo o chocolate que devemos comprar caso apareça alguma criança. E quando eu digo "apareça", é batendo na porta, espero.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa

Como fingir que você entende de vinho