Mas as pessoas da sala de jantar

Sala de estar é o mesmo que sala de visitas?


De jeito nenhum.


Em inglês só existe um jeito de se referir àquele local da casa onde ficam os sofás, que é living room. Traduzindo literalmente a gente tem: sala de viver/sala de morar. Ou seja: aquele lugar onde a gente passa a maior parte do tempo. Assim são as salas aqui, e na Europa também. No Brasil, algumas casas tem de fato salas de estar, mas em várias outras o que temos são salas de visitas. Qual a diferença? A sala de estar você usa todo dia. Na sala de "estar" é onde as pessoas geralmente estão. E a sala de visitas é aquele lugar que no dia a dia não tem muita utilidade mas que é onde você senta quando vem uma visita.


Não vejo problema em uma sala de visitas se for numa daquelas casas grandes cheias de cômodos, porque aí dá pra fazer em outro cômodo a sala de estar.


Mas realmente não gosto da ideia de que a sala (se só tiver uma), o coração da casa, geralmente bem decorado, é um local para visitas. Qual é o sentido disso? Ter coisas bonitas mas não aproveitá-las? Montar sua própria casa em função de outras pessoas? Eu ein.


Fora que a sala é um dos únicos territórios coletivos da casa, no qual as pessoas se encontram, interagem, e ocasionalmente brigam pelo controle remoto. Quer uma coisa mais "família" que isso?


Por que será que em muitos casos as pessoas acabam se reunindo na cozinha? Porque geralmente é lá que está o calor humano. É lá que tem coisas acontecendo, coisas funcionando, comida saindo, gente provando o molho, barulhos, sons, cheiro gostoso, conversas, enfim, a vida fluindo. Mas esse sentimento acolhedor não precisa ficar restrito à cozinha. Ele pode - e na minha opinião, deve - se estender pro resto da casa.


Na minha casa, a sala de estar é onde eu geralmente estou. A almofada do sofá é a que eu coloco no meu colo quando estou sozinha em casa e vou comer em frente à tv, o livro que está em cima da mesa de centro é o que eu estou lendo (e não aquele livro de capa dura que só serve pra juntar poeira), as velas que estão em cima da mesa são as que eu acendo durante o jantar, o porta-retratos que está cima tem uma foto que eu e meu marido gostamos de olhar, o cobertor que está jogado em cima do sofá é o que a gente usa pra se cobrir se está frio... Resumindo: nada ali é pra inglês ver.


Eu amo salas de estar e sempre me senti esquista em salas de visita. Até porque, se estou na casa de alguém, prefiro ver a pessoa em seu próprio elemento, e não num cenário montado pra me receber...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa

Como fingir que você entende de vinho