Você conhece o Butão?

Eu tenho um amigo que em breve irá fazer turismo no Butão.



Você sabe onde fica esse país? Chega a ser difícil até chutar em qual continente ele está.


Há pouco tempo a única informação que eu tinha sobre o Butão era que existia e onde ficava, mas só porque por vários anos eu tive um mapa mundi de todo tamanho colado na parede em frente à minha escrivaninha. E era isso. Meus conhecimentos paravam por aí.


Mas desde que esse amigo falou que iria lá, eu comecei a pesquisar sobre o lugar. Para, sabe como é, talvez tentar tirá-lo de cabeça, ou alertar a família de que ele não estava muito em suas faculdades.


(para quem não me conhece direito, estou obviamente brincando.)


Mas enfim. Comecei a pesquisar e o que descobri foram coisas interessantíssimas. Pra começar, que no Butão eles falam Butanês. E que em Butanês o nome do país significa "terra do dragão". Coisa mais mágica isso! Aliás, muita coisa sobre o Butão é meio mágica.


O Butão é um reino budista, pequeno e fechado, localizado nos Himalaias, entre a China e a Índia. Por conta de sua geografia bastante acidentada e de fatores históricos, o país viveu isolado durante séculos. Só nos últimos 60 anos é que o Butão começou a ter notícia do resto do mundo. Por isso, lá é um lugar onde as pessoas ainda se vestem com mantos e longos vestidos coloridos, onde o chefe de cada família é a pessoa da qual os outros familiares gostam mais, e onde o desenvolvimento é medido não pela renda per capita mas sim pela Felicidade Interna Bruta. A maioria das pessoas leva uma vida simples trabalhando no campo, e existe uma monarquia com rei, rainha, príncipe e princesa, adorados pelo povo. Em síntese, é como se fosse o reino encantado do Shrek mas com pessoas de verdade.

Não é interessante pensar que um lugar assim ainda exista no mundo de hoje? Eu gosto de saber que o mundo não é inteiro igual, e que existem outros jeitos de se viver bem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa

Como fingir que você entende de vinho