O fim do meu saquinho

Tenho reparado uma certa revolta do brasileiro por conta de vários supermercados terem parado de disponibilizar os tais saquinhos de plástico para embalarem suas compras. Eu não estou no Brasil então talvez não devesse opinar. Mas ao mesmo tempo, eu morei minha vida quase toda no país, e também morei em outros países onde, pois é povo brasileiro indignado, eles já não distribuem saquinhos de plástico no mercado há muito tempo.



E eu acho o seguinte:



Sim, não é justo que os supermercados continuem diluindo o custo dos saquinhos no preço das mercadorias;




Sim, o brasileiro paga caro por muita coisa por conta de muito imposto que também não precisava estar lá;




Mas não, não me venham fazer campanha contra o fim dos saquinhos de plástico.





Aliás, o pessoal deveria era comemorar.




Fatos rápidos:



O papel, por ser material orgânico, demora de 3 a 6 meses para se decompor na natureza. Um pedaço de tecido orgânico como o algodão, demora de 6 meses a 1 ano. Um pedaço de nailon ou tecido baseado nele leva 30 anos para se decompor. E o tal saquinho de supermercado demora mais de 400 anos!



Ou seja, muito depois que você já não estiver no planeta, aquele saquinho que você pegou lá sem nem pensar no que estava fazendo (e às vezes colocando dois para embalar coisas que nem eram assim tão pesadas) ainda estará por aqui, incomodando a humanidade.


O que você diria se os nossos ancestrais tivessem transformado o planeta onde vivemos hoje numa enorme lata de lixo??



E sim, o pessoal que veio antes da gente estragou a natureza. Poluíram, desmataram. Mas isso porque na época acreditavam que o progresso tudo justificava. Eles não tinham noção do que estavam causando ao planeta - e nós já temos.




Quem sabe melhor, faz melhor.




Qual é o grande sacrifício de ter sempre uma sacola de papel no carro para pequenas compras? Ou de levar as compras maiores em caixas de papelão? Eu passei a fazer isso quando voltei pra Brasília depois de ter morado na Europa e finalmente percebido o absurdo que é essa história de saquinho de supermercado.



Gente, por favor! Vamos parar de reagir só porque estão mudando uma coisinha boba na nossa rotina e pensar no bem maior!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa

Como fingir que você entende de vinho