Para quem tem Facebook



[Instruções para a leitura deste post: não me levem a mal. Estes comentários são feitos não como crítica, mas somente observação.]



1. Por acaso Deus agora entrou no Facebook? Porque o que tem de gente mandando recado pra Ele por ali não está no gibi. Anda um tal de "Obrigada, meu Deus por isso, obrigada meu Deus por aquilo"...



Claro, agradecer a Deus é sempre bom. Agradecer a Deus no Facebook? Não sei.


Pesquisas já comprovaram que o Facebook anda aumentando o descontentamento das pessoas com suas próprias vidas, já que o acesso diário tem as lembrado permanentemente de que não só a grama do vizinho anda mais verde, como também que suas viagens mais espetaculares, seus passeios mais divertidos, suas festas mais deslumbrantes etc. De vez em raro, alguém posta algo negativo, como "droga, esqueci meu relógio de ouro dentro da limousine."



Adoro o progresso alheio - o que é bom pra um, faz bem pra todos. Então não é disso que estou falando. O que estou falando é que é preciso tomar cuidado com essa história de ficar comparando a própria vida com o que se vê da vida alheia no Facebook. Já que o que aparece por lá é apenas a versão editada e corrigida da vida de pessoas normais, que certamente não estão postando o que fazem de monótono. Afinal, quem é que faz o check-in quando está no mecânico ou na sala de espera do dentista?


Mas voltando ao início: quando eu digo que não gosto muito da ideia de se agradecer a Deus no Facebook é porque pra mim passa a impressão de que essa é mais uma coisa que a pessoa está querendo mostrar: veja como Deus é bom pra mim! (entrelinhas: é bom pra mim e não é pra você, lá lá lá lá lá) Eu sei que não é a intenção de todos que postam isso, mas sei também que é essa a impressão que passa para muita gente. Então... Sei lá. Acho que falar com Deus deveria ser sempre uma coisa pura e sagrada, que não deveria andar junto da mania humana de querer mostrar aos outros o que quer que seja.

ps 1. E sim, é raro mas tem gente que realmente expressa descontentamento no Facebook. Acho autêntico. Não é que a rede deveria virar um local para lamúrias. Mas se é pra refletir a vida, então que seja com equilíbrio.


ps 2. Com todo o respeito e saindo do terreno espiritual e entrando no cultural (e por isso vou escrever até com letra minúscula) eu não sei se deus tem Facebook, mas twitter ele tem. Vocês já viram por lá o usuário que se entitula "O Criador"? Eu não tenho a mínima ideia da história dessa pessoa. Só sei que ela se entitula "deus" e tem umas tiradas interessantes e até engraçadas (principalmente para os céticos), embora às vezes um pouco sarcásticas demais pro meu gosto. De qualquer jeito, o sujeito é inteligente. Acho engraçado o que ele escreveu lá no espaço para a biografia pessoal: "Onisciente, onipresente, onipotente e online".



------------------------------------------------------------------------------------



2. E quanto a essa mania de dizer no Facebook que todo mundo é lindo? "Aqui está meu cachorro lindo", "Aqui estou com minhas amigas lindas", "Instalando aqui meu novo triturador de lixo lindo", "Aqui está meu tataravô de 127 anos - lindo". De novo, nada de errado em amar muito tudo e todos, e um elogio sempre vai bem. Mas que mania irritante essa de só se elogiar a aparência. Muitas coisas e pessoas merecem elogios muito melhores e mais bem pensados que esse! Pra mim, essa história de lindo pra lá e pra cá já está batida e cansativa.


ps. Mas se alguém quiser me chamar de linda no Facebook, não se iniba. Ha ha.

Comentários

  1. Sua Linda!!!! Kkkkkkk adoro sempre seu ponto de vista, por isso sou sua fã!

    ResponderExcluir
  2. Você não imagina como fico lisonjeada lendo isso, principalmente porque vem de você! Obrigada!! Pelo linda também! Ha ha. = )

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou simplesmente um "alô"!

Postagens mais visitadas deste blog

A tática da bolsa

Como fingir que você entende de vinho